top of page

PREVENÇÃO DA DOR

__

Para resultados duradouros do tratamento fisioterapêutico, é fundamental conhecer e controlar os fatores de risco que dão origem às dores e lesões ortopédicas

Para garantir a autopreservação, todos nós temos um instinto básico, um desejo inato de mantermos vivos. De forma consciente, buscamos adotar atitudes saudáveis para:

​

  • Evitar danos físicos,

  • Evitar a ocorrência de doenças e degenerações;

  • Evitar a exposição a fatores de risco;

  • Limitar a progressão de um dano já existente.

​

​

Porém, como detectar no cotidiano quais são os potenciais riscos existentes que contribuem de forma negativa para sua saúde?

​

Devemos considerar que, para adotar ações preventivas relacionadas ao sistema locomotor, precisamos aprender e conhecer como funciona o nosso corpo, e assim, agir com maior eficiência para prevenir falhas e eventuais problemas físicos. Além disso, o conhecimento aprimora o senso crítico, fazendo com que a relação do paciente com os profissionais que cuidam da saúde se torne mais próxima e clara, facilitando a aderência à prevenção e a participação no tratamento.

​

Por isso, faz parte do tratamento fisioterapêutico o processo para EDUCAÇÃO E AÇÕES PREVENTIVAS que engloba:

​

  • Educar pacientes e alunos sobre as características individuais e funcionais das estruturas do seu corpo (do sistema locomotor).

  • Rastrear, identificar e educar o paciente a reconhecer ações, posturas e comportamentos físicos que podem silenciosamente danificar o sistema e/ou potencializar os danos já existentes.

  • Explicar detalhadamente sobre os fatores causadores das lesões que se instalaram, sobre a relação causadora da dor e sobre o desajuste biomecânico, criando ações e práticas para prevenir esses fatores.

  • Avaliar o ambiente, o mobiliário e os materiais usados no trabalho, em casa, na academia e em outros locais frequentados rotineiramente, e se necessário, propor mudanças e a utilização de recursos que garantem mais segurança funcional para o dia a dia.

​

A conduta terapêutica preventiva tem como objetivo reduzir ou eliminar a exposição à todos os fatores de risco para o desenvolvimento de quadros dolorosos.

​

Afinal, a vida é melhor sem dor.

bottom of page